Olá, na disciplina de Matemática temos praticado algumas estratégias de cálculo da multiplicação. A correta aplicação destas estratégias tem uma lógica que precisa de ser bem compreendida para que não façamos asneiras. E as tabuadas... ai as tabuadas... precisam de estar na "ponta da língua". Cá têm alguns exemplos:
a) - 56 x 15 = 56 x (10 + 5) = (56 x 10) + (56 x 5) = 560 + 280 = 840
b) - 56 x 11 = 56 x (10 + 1) = (56 x 10) + (56 x 1) = 560 + 56 = 616
56 x 21 = 56 x (20 + 1) = (56 x 20) + (56 x 1) = 1120 + 56 = 1176
c) - 56 x 9 = 56 x (10 - 1) = (56 x 10) - (56 x 1) = 560 - 56 = 504
56 x 19 = 56 x (20 - 1) = (56 x 20) - (56 x 1) = 1120 - 56 = 1064
d) - 56 x 30 = 56 x 3 x 10 = 168 x 10 = 1680
56 x 50 = 56 x 5 x 10 = 280 x 10 = 2800
Agora vamos treinar para chegarmos às aulas e brilhar. É que o professor Joel não deixa mesmo usar a calculadora :-(
Os alunos do 3.º Ano da Escola Básica de Fieiro.
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