quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Expressão Escrita: Descrição de uma imagem


Olá a todos. Nas diversas aulas de Oficina de Escrita que tivemos, temos vindo a desenvolver e a aprender algumas estratégias que nos ajudam a melhorar os nossos textos. Desde utilizar adjetivos a estabelecer comparações, temos feito um pouco de tudo para sermos cada vez melhores ao nível da Expressão Escrita. 
Um dos trabalhos que desenvolvemos mais recentemente foi descrever e depois colorir uma imagem, dividindo-a em três partes: superior, central e inferior. Cá ficam alguns exemplos do nosso trabalho:

     "Esta imagem representa um lindo dia de verão.
     Na parte de cima eu vejo um sol brilhante e uma nuvem branca e fofa como o algodão.
     Na parte do meio eu consigo ver o mar calmo e azul esverdeado como um lago, um barco, um farol, uma igreja, três lindas casas e muitas árvores.
     Em baixo estão dois meninos a construir castelos com areia molhada e o seu trabalho está a ficar muito bonito.
      Gostaria de viver um dia como este."

     "Esta imagem representa uma bela tarde de verão. Em cima eu vejo uma nuvem rechonchuda e muito bonita, e também um lindo sol a brilhar amarelinho.
     No meio eu vejo árvores, uma igreja alta como uma girafa, três lindas e pequenas casas, um farol, um barco muito pequeno, um lindo mar azul esverdeado e calmo como uma criança sossegada.
     Em baixo eu vejo na areia uma concha, uma menina a fazer um belo castelo com quatro muros  e um menino com um balde a ajudar.
     Eu adorava passar um dia como este."

     " Esta imagem representa um belo dia de verão. O sol está brilhante e uma nuvem passa por cima de três dos seus raios.
     Vejo uma igreja alta por trás das árvores grandes e também por trás das pequenas casas que estão alinhadas. Perto do farol há um barco à vela. O mar está calmo como um rio, é azul esverdeado e a espuma é branquinha.
     Um menino e uma menina estão a fazer castelos de areia com muralhas usando um balde e uma pá. A menina tem os óculos de natação e uns totós na cabeça. O menino tem a língua de fora e está a despejar areia.
     Eu gostava de ter uma praia como esta para me divertir a valer."

     "Esta imagem representa um belo dia de verão.
     Na parte de cima vejo um sol brilhante como os diamantes. Também vejo um farol que à noite avisa os barcos que estão perto da costa. Vejo um barco, uma igreja, três casas e uma nuvem fofinha como o algodão.
     Na parte do meio existe um mar calmo como o rio.
     Em baixo vejo dois meninos a fazer um castelo de areia com um balde e uma pá.
     Eu adorava passar um dia como este."

Às vezes escrever pode ser complicado mas a "prática faz o mestre". 

Esperamos que tenham gostado.

Os alunos do 3.º Ano da Escola Básica de Fieiro.

2 comentários: