Olá, na disciplina de Português temos estudado a classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à posição da sílaba tónica. Nesse sentido, deixo-vos um pequeno documento com um resumo daquilo que é mais importante saberem. Para além do que referi, este documento aborda também as regras de translineação e os sinais e regras de acentuação gráfica. Cá vai...
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
domingo, 27 de novembro de 2016
Informação - Avaliação Trimestral do 1.º Período
Venho por este meio informar os Encarregados de Educação que as Fichas de Avaliação Trimestral do 1.º período se realizarão nas seguintes datas:
Estudo do Meio – 7 de dezembro – 4.ª feira
Português – 9 de dezembro – 6.ª feira
Atenciosamente,
Prof. Joel
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Vídeo Aula: A Mutiplicação
Olá. Há alguns dias iniciámos o estudo da multiplicação por dois algarismos e, apesar do treino, alguns alunos ainda vão revelando dificuldades em definir todas as etapas da representação vertical do cálculo. Depois de alguma pesquisa descobri um vídeo que poderá "ser o vosso professor" quando não estiverem na escola. É preciso praticar muito e saber bem as tabuadas. Vejam com atenção.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Família de Palavras e Campo Lexical
Olá amigos!
Hoje estivemos a rever uma matéria que já tínhamos abordado. Chamamos Família de Palavras a um conjunto de palavras formadas a partir de uma mesma palavra, chamando a esta palavra, palavra primitiva. Chamamos Campo Lexical a um conjunto de palavras que dizem respeito a uma mesma área ou campo lexical.
Aqui vos deixamos alguns exemplos.
Agora vamos estudar um bocadinho porque esta matéria pode sair no teste ;-)
Os alunos do 3.º Ano da Escola Básica de Fieiro.
Agora vamos estudar um bocadinho porque esta matéria pode sair no teste ;-)
Os alunos do 3.º Ano da Escola Básica de Fieiro.
domingo, 13 de novembro de 2016
Círculo, circunferência, raio e diâmetro
Olá, esta semana estivemos a falar sobre círculo, circunferência, raio e diâmetro. Aprendemos todos estes conceitos e aprendemos a utilizar o compasso. Quem quiser aprender um pouco sobre esta matéria pode ver a apresentação que disponibilizamos de seguida.
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Expressão Escrita: Descrição de uma imagem
Olá a todos. Nas diversas aulas de Oficina de Escrita que tivemos, temos vindo a desenvolver e a aprender algumas estratégias que nos ajudam a melhorar os nossos textos. Desde utilizar adjetivos a estabelecer comparações, temos feito um pouco de tudo para sermos cada vez melhores ao nível da Expressão Escrita.
Um dos trabalhos que desenvolvemos mais recentemente foi descrever e depois colorir uma imagem, dividindo-a em três partes: superior, central e inferior. Cá ficam alguns exemplos do nosso trabalho:
"Esta imagem representa um lindo dia de verão.
Na parte de cima eu vejo um sol brilhante e uma nuvem branca e fofa como o algodão.
Na parte do meio eu consigo ver o mar calmo e azul esverdeado como um lago, um barco, um farol, uma igreja, três lindas casas e muitas árvores.
Em baixo estão dois meninos a construir castelos com areia molhada e o seu trabalho está a ficar muito bonito.
Gostaria de viver um dia como este."
"Esta imagem representa uma bela tarde de verão. Em cima eu vejo uma nuvem rechonchuda e muito bonita, e também um lindo sol a brilhar amarelinho.
No meio eu vejo árvores, uma igreja alta como uma girafa, três lindas e pequenas casas, um farol, um barco muito pequeno, um lindo mar azul esverdeado e calmo como uma criança sossegada.
Em baixo eu vejo na areia uma concha, uma menina a fazer um belo castelo com quatro muros e um menino com um balde a ajudar.
Eu adorava passar um dia como este."
" Esta imagem representa um belo dia de verão. O sol está brilhante e uma nuvem passa por cima de três dos seus raios.
Vejo uma igreja alta por trás das árvores grandes e também por trás das pequenas casas que estão alinhadas. Perto do farol há um barco à vela. O mar está calmo como um rio, é azul esverdeado e a espuma é branquinha.
Um menino e uma menina estão a fazer castelos de areia com muralhas usando um balde e uma pá. A menina tem os óculos de natação e uns totós na cabeça. O menino tem a língua de fora e está a despejar areia.
Eu gostava de ter uma praia como esta para me divertir a valer."
"Esta imagem representa um belo dia de verão.
Na parte de cima vejo um sol brilhante como os diamantes. Também vejo um farol que à noite avisa os barcos que estão perto da costa. Vejo um barco, uma igreja, três casas e uma nuvem fofinha como o algodão.
Na parte do meio existe um mar calmo como o rio.
Em baixo vejo dois meninos a fazer um castelo de areia com um balde e uma pá.
Eu adorava passar um dia como este."
Às vezes escrever pode ser complicado mas a "prática faz o mestre".
Esperamos que tenham gostado.
Os alunos do 3.º Ano da Escola Básica de Fieiro.
sábado, 5 de novembro de 2016
Matemática: frequência absoluta e moda
Olá, esta semana, na disciplina de Matemática, estivemos a falar de estatística, mais especificamente de frequência absoluta, moda, máximo, mínimo e amplitude. Como sempre procuro fazer, fui à procura de material de apoio que vos possa ajudar e fui bem sucedido. Em baixo, disponibilizo-vos uma apresentação em powerpoint (fala apenas de frequência absoluta e moda) que vos poderá ser útil.
Texto Dramático: "Uma aventura de arrepiar"
Olá a todos, esta semana estivemos a falar sobre um novo tipo de texto: o texto dramático. Para quem não sabe, um texto dramático é o tipo de texto que é escrito para ser representado. No dia de ontem estivemos a escrever, em grupo, um pequeno texto dramático com o título: "Uma aventura de arrepiar". Foi uma atividade muito divertida e importante, porque pudemos aplicar muitas coisas que já aprendemos ao nível da expressão escrita. Cá fica o nosso trabalho!
Uma aventura de arrepiar
Era uma vez um menino chamado Pedro "Bolacha". Todos lhe chamavam "Bolacha" porque ele adorava comer bolachas. O Pedro era baixo e gordinho, tinha o cabelo loiro e os seus olhos eram azuis. Este menino tinha oito anos mas era muito forte, corajoso e valente.
Num dia de tempestade e trovões decidiu entrar numa casa velha, abandonada e desconhecida, para provar aos seus amigos que não tinha medo de nada. Quando entrou na casa viu um gato de duas cabeças e espelhos que refletiam a imagem de esqueletos vivos. Meio arrepiado disse:
Pedro: Onde é que me fui meter? Isto é mesmo assustador!!! (coloca as duas mãos na cabeça)
De repente apareceu uma bruxa que lhe disse:
Bruxa: O que estás aqui a fazer? (aponta o dedo indicador para o Pedro) Vou-te lançar um pouco da minha magia negra!!!
Pedro: Não tenho medo de ti sua bruxa maldita!!! (gritou bem alto num tom ameaçador)
Bruxa: Isso é o que vamos ver sua bolinha de queijo!!! (no final riu-se num tom desafiador)
Pedro: Onde é que me fui meter? Isto é mesmo assustador!!! (coloca as duas mãos na cabeça)
De repente apareceu uma bruxa que lhe disse:
Bruxa: O que estás aqui a fazer? (aponta o dedo indicador para o Pedro) Vou-te lançar um pouco da minha magia negra!!!
Pedro: Não tenho medo de ti sua bruxa maldita!!! (gritou bem alto num tom ameaçador)
Bruxa: Isso é o que vamos ver sua bolinha de queijo!!! (no final riu-se num tom desafiador)
A bruxa pegou na sua varinha e lançou um feitiço a umas estátuas que havia na sala. Elas ganharam vida e disseram num tom ameaçador:
Estátuas: Vamos-te comer como se fosses um leitãozinho delicioso!!! (lambem os beiços)
Cheio de coragem, o Pedro derrubou as estátuas com um pontapé. Ao caírem no chão partiram-se todas. A bruxa, furiosa, disse:
Bruxa: Vou-te lançar o meu dragão de fogo! (pegou na varinha e abriu um portal de outra dimensão de onde saiu um dragão que deitava fogo pela boca).
O Pedro, de um modo muito ágil, pegou num espelho e refletiu o fogo libertado pelo dragão para a bruxa. A malvada não resistiu aos ferimentos e morreu (a bruxa deixa-se cair ao chão).
O valente do Pedro saiu dali o mais depressa que conseguiu porque estava a ser atacado por um bando de morcegos (os morcegos começam a perseguir o Pedro).
Quando contou a sua aventura aos seus amigos passou a ser conhecido como Pedro "O Bravo".
Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho!
Os alunos do 3.º Ano da Escola Básica de Fieiro.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Jogos Educativos: completar sequências numéricas
Olá, já faz algum tempo que estamos sem dar notícias mas em altura de fichas de avaliação o trabalho é muito e o tempo livre é pouco. Estamos de volta e, para assinalar esse regresso, deixo-vos um divertido jogo para treinarem sequências numéricas, sempre importantes para desenvolver o raciocínio e o cálculo mental. Para acederem ao jogo basta clicar na imagem que está em baixo.
Espero que se tenham divertido.
Até amanhã.
Prof. Joel
Subscrever:
Mensagens (Atom)